sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Análise do filme acerca dos processos de tratamento de água e esgoto da SABESP

Ao assistir esse filme conhecemos os principais processos que a água passa até nossas casas e todo o processo envolvendo o esgoto que sai delas. A água passa por diferentes processos entre eles: a pré-cloração, a pré salinização, a floculação, a decantação e a filtração.  O processo de pré- cloração e pré- alcalinização  adcionam cloro e cal para que a água comece a perder impurezas e fique com o PH certo para ser consumida (entre 6 e 9,5 de PH).
  Após isso, ela passa pelo processo de floculação no qual ela é levemente agitada para que a sugeira se transforme em flocos e se acumule no fundo do tanque. Depois, a água passa por grandes tanques para que os flocos de sujeira se separem de vez, este processo é a decantação.
  Logo, a água passa por tanques contendo pedras, carvão e areia  que fazem com que toda a sujeira seja eliminada, essa é a filtração.E por último antes da distribuição da água, fluor é adcionado a esta para que continue potável e ela passa por uma última correção de PH que a deixa dentro do limite para consumo. Além disso, foi mostrado que a para suprir o consumo de nosso estado, é necessaria a retirada da água de outros estados como Minas Gerais.
   O que pudemos observar também é que o disperdicio é muito grande mesmo em pequenas atividades como escovar os dentes ou até tomar banho.
   Quanto ao tratamento de esgoto vimos que o esgoto fica sendo agitado em grandes tanques abertos que fazem com que a sugeira se acumule no fundo dos tanques, após isso o esgoto tratado é devolvido aos rios.
  O problema do esgoto na cidade é muito sério afinal grande parte dos esgotos clandestinos desagua em rios já altamente poluídos como o Tietê mostrando que uma fiscalização abrangente se faz necessária. Postado por Daniel P.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário