quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Relato: Estação de Tratamento de água da SABESP


  Quando fomos à estação de tratamento da SABESP conhecemos os principais processos que fazem com que a água limpa dos rios chegue a nossas casas como potável.A estação de Cotia a qual visitamos é responsável por abastecer as regiões de Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Embu-Guaçu. Nela são tratados cerca de 1,2 m³ de água / segundo.A água passa por diferentes processos entre eles: a pré-cloração, a pré salinização, a floculação( foto 1), a decantação (foto 2) e a filtração. Por : Tiago D.

Foto 1 - Processo de floculação da água.


Foto 2 - processo de Decantação da água.


  A estação é abastecida pelos rios: Graças, Peixe, Capivari e Cotia cujo a nascente se localiza na área da reserva onde está a estação de tratamento.
  A água quando chega à estação, ela passa pelo processo de pré- cloração e pré- alcalinização que adcionam cloro e cal para que a água comece a perder impurezas e fique com o PH certo para ser consumida (entre 6 e 9,5 de PH).
  Após isso, ela passa pelo processo de floculação no qual ela é levemente agitada para que a sugeira se transforme em flocos e se acumule no fundo do tanque. Depois, a água passa por grandes tanques para que os flocos de sujeira se separem de vez, este processo é a decantação.
  Logo, a água passa por tanques contendo pedras, carvão e areia  que fazem com que toda a sujeira seja eliminada, essa é a filtração.E por último antes da distribuição da água, fluor é adcionado a esta para que continue potável e ela passa por uma última correção de PH que a deixa dentro do limite para consumo.
   Essa estação de tratamento trouxe inúmeros beneficios à região pois além de fornecer água potável ela pode oferecer uma oportunidade de emprego, afinal os arredores são formados por comunidades carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário