quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Relato de visita: Parque das Neblinas

No Parque das Neblinas, podemos perceber o quanto a preservação da Mata Atlântica é importante, e que este ato pode ajudar o planeta, os animais e nós, seres humanos. O parque proporciona projetos para incentivar a comunidade local a preservar e cuidar do planeta, além de dar um local para que aprendam e trabalhem com esse recurso tão importante para o mundo. Também aprendemos sobre as espécies existentes e os vestígios de animais nas trilhas que fizemos.

Algo mais - sociologia
A comunidade que vive próxima ao Parque das Neblinas era formada por pessoas que trabalhavam no local em que se encontra atualmente o parque, extraindo recursos dessa área de Mata Atlântica. Atualmente, já que o parque é uma reserva, as atividades realizadas não são mais permitidas. Com isso, a população que perdeu seus empregos teve a oportunidade de aprender sobre como cuidar de um bem natural tão significante mundialmente, conhecer e conviver com a mata e até trabalhar como guias ou ajudantes para a manutenção desse belíssimo tesouro natural. Além dos trabalhos remunerados, há organizações e pessoas que ajudam com os cuidados necessários para que o parque continue a desempenhar a sua função de minimizar os efeitos causados pela poluição e preservar muitas espécies de fauna e flora que não são encontradas em outros locais do mundo.
Algo mais - biologia
Na visita ao parque tivemos a oportunidade de ver de perto alguns dos seres vivos que estudamos em aula, como: Briófitas, pteridófitas, angiospermas e liquens. Além disso, pudemos estar inseridos em um ecossistema, com todos os seus seres vivos, dentre eles: plantas, insetos e animais. Pode ser dito como ecossistema desde a mata em si, ou até mesmo uma bromélia, que pode ser um local de habitação para insetos. Outra coisa que podemos perceber é a variedade enorme de espécies existente, e o mais importante, a grande importância de preservar a fauna e a flora da Mata Atlântica.
Postado por: Isabella T
Fotos da visita ao parque das neblinas:













foto 1












foto 2













foto 3












foto 4


foto 1: vegetação
foto 2: rio
foto 3: bromélia
foto 4: colméia de abelhas africanas

Fotos postadas por: Mayara R

Nenhum comentário:

Postar um comentário